Professor ensina! Mas, quem ensina o professor?
Relações de aprendizagem mediadas pela tecnologia

Pedro José Sanches de Souza

14x21cm
112 páginas

R$ 32,00

ISBN 978-85-63354-11-2

Compre seu livro sem sair de casa - clique aqui

A discussão sobre a formação de Professores sempre foi um desafio, especialmente em se tratando dos caminhos e descaminhos acerca das práticas cotidianas e, muito mais, ainda hoje, com a inserção da tecnologia dentro das salas de aula. O autor investigou se o uso da tecnologia favorece a interação professoraluno e se isso se torna um facilitador na busca de novos conhecimentos, colaborando para a alteração da prática cotidiana.
Foi realizada uma revisão da literatura e da legislação sobre a formação de professores no contexto brasileiro e sobre a formação de professores e as tecnologias. Elaboramos análises das ações do Governo Federal, o foco da nossa investigação foi contexto do Estado de São Paulo.
Com a colaboração de professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Escolas Estaduais e os responsáveis das Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino dos Municípios de Santo André e Mauá, foi constatado que os esforços de implantação de projetos desenvolvidos pela rede estadual esbarram na
burocracia e na descontinuidade, provocadas pela mudança de administração, onde se priorizam os interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos.
Em contrapartida, encontramos os formadores nas Diretorias de Ensino, que precisam atender todas as questões administrativas e políticas, e, ao mesmo tempo, darem conta da formação continuada dos professores, resolvendo problemas que, muitas vezes, estão longe de suas possibilidades e verificamos também que o uso da tecnologia na atividade docente ainda não é o esperado, ou seja, estes professores não fazem uso pedagógico do computador, porém, o uso aumentou sistematicamente, mas trazêlo para a sala de aula ainda é um desafio e reflete a forma de agir e de pensar dos professores.