O fracasso escolar e a reclusão dos excluídos

 

Norinês Panicacci Bahia
ISBN 978-85-63354-13-6

14x21cm
84 páginas


R$ 28,00

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Sobre a autora:
Norinês Panicacci Bahia possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação, da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, na linha de pesquisa “Formação de Educadores”.

Sobre o livro:
As discussões sobre o fracasso escolar há muito fazem parte do nosso contexto educacional, especialmente marcado pelas políticas públicas para o enfrentamento deste fenômeno. Este livro apresenta uma análise das políticas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, especialmente as referentes ao período de 1983 a 1997 (o Ciclo Básico, o Projeto Classes de Aceleração e o Regime de Progressão Continuada), bem como um estudo de caso que acompanhou a movimentação escolar de 52 alunos durante 3 anos, em uma escola pública do município de Diadema/SP. O estudo comprovou que a permanência de muitos alunos na escola, e a consequente progressão pelas séries subsequentes, apontou para uma situação que denominamos de “reclusão dos excluídos”, tendo em vista que não foi garantido um desempenho escolar adequado destes alunos. Os mesmos permanecem na escola, mas parece “não pertencerem” a ela.

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