Pinturas rupestres do Brasil:
uma pequena contribuição


Michel Justamand

14x21cm
48 páginas

R$ 22,00

ISBN
978-85-98175-13-7

Compre seu livro sem sair de casa - clique aqui

Este texto é parte do que foi escrito, inicialmente, para a minha dissertação de mestrado. Apresentada em setembro de 2002, na PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Intitulada: Comunicar e educar:
uma relação milenar no território brasileiro. Nele discuto brevemente com autores, antropólogos e arqueólogos, entre outros, a presença das pinturas rupestres no país.
O trabalho aqui apresentado visa suprir uma lacuna, ainda, existente na discussão acadêmica sobre as pinturas rupestres. Esta lacuna, provavelmente, que é a da falta de uma discussão sobre as origens da arte, história e civilização do Brasil, não será totalmente encoberta. Mas pretendo contribuir para a geração de mudanças no modo de ver, entender e se referir as nossas “origens” e dos primeiros habitantes. Eles que transmitiram tudo o que sabiam sobre o meio ambiente da terra que hoje ocupamos.
Por este motivo é bom conservarmos seus traços e desenhos cravados nas rochas, já há mais de 30 mil anos, em alguns casos. Para que as futuras gerações também tenham acesso e realizarem