A MEMÓRIA DA TELENOVELA
Legitimação e Gerenciamento

Núcleo de Pesquisa da Telenovela
ECA/USP

Maria Ataide Malcher
ISBN 85-98175-03-X

14x21cm - 156 páginas

R$ 45,00

Compre seu livro sem sair de casa - clique aqui

 

APRESENTAÇÃO
O livro analisa as etapas que compuseram o processo de legiti-mação institucional de um objeto de estudo na área da Ciência da Comunicação: a Ficção Televisiva. Durante todo o processo de análise, a pesquisadora enfatiza a importância do gerenciamento de informações na construção do conhecimento científico, utilizando como unidade o Núcleo de Pesquisa de Telenovela – NPTN.
O acúmulo de capital científico pôde ser constatado pela trajetória do NPTN e de seus pesquisadores, sinalizando a legitimação desse campo de estudo, que enfoca não apenas a Telenovela, mas também os diferentes formatos da Ficção Televisiva.
Importante ressaltar que nesta obra o material ilustrativo é inédito e, depois do lamentável incêndio que destruiu parte do núcleo de estudos da telenovela, único, não constando nem nos arquivos das emissoras de televisão, fazendo com que este livro tenha inclusive importância histórica.

CONTEÚDO
No primeiro capítulo, apesar de não se abordar uma revisão de literatura no sentido lato, resgatam-se autores que trabalham questões relativas à comunicação, à informação e ao conhecimento, pretendendo-se estabelecer como pano de fundo os desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.
Já no segundo capítulo, registra como a telenovela, produto dos meios de comunicação de massa e um dos formatos do gênero ficcional televisivo, legitima-se como objeto de estudo, estabelecendo-se como um dos relevantes produtos da cultura e do campo de pesquisa da Ficção Televisiva. Para alcançar esse objetivo, assinalam-se algumas das iniciativas que atuaram como fatos decisivos para essa configuração.
No terceiro capítulo, empreende-se um resgate da trajetória do primeiro Centro destinado ao estudo e à pesquisa da telenovela e, para tanto. Apontam-se fatores e agentes que atuaram na constituição desse fazer científico.
No quarto capítulo desta investigação, descreve-se o acervo desse Centro de Pesquisa, acreditando-se que, através dessa descrição, seja possível vislumbrar o papel representado pela sistematização de informação na construção de um campo de conhecimento na área da Ficção Televisiva.
Com o objetivo de apontar os principais pontos desta obra, tecem-se as considerações finais que, longe de colocar um ponto final nas discussões iniciadas, pretendem fornecer subsídios para críticas e aprimoramento deste trabalho e de outros, que possam lançar-se ao instigante desafio de legitimar a Ficção Televisiva como objeto de estudo, vislumbrando-se as diversas possibilidades que esse produto fornece para diferentes abordagens interdisciplinares.

DO EDITOR
Este livro não é apenas um resgate da memória da telenovela no Brasil, além de ter todas as referências relevantes do estudo da telenovela e da ficção televisiva do Núcleo de Pesquisa de Telenovela – NPTN, que muito ajudará a futuros estudos da comunicação televisiva, Ataíde discute a institucionalização, abrindo seu livro com uma discussão que vai desde o uso dos meios de comunicação, da globalização, até a construção de um campo de estudo envolvendo a comunicação de massa e a telenovela brasileira, para depois mergulhar na memória e no acervo do Núcleo de Pesquisa de Telenovela – NPTN – da ECA/USP.
Trata-se então de uma obra que endossa a legitimação do estudo da ficção televisiva, colocando a telenovela como principal narrativa ficcional e referencia para os estudos de comunicação de massa e dos instrumentos de globalização.
É, portanto, fonte de referencia para qualquer estudo voltado a comuni-cação e ficção televisiva e indicado como bibliografia complementar a diversas disciplinas do curso superior e de pós-graduação de comunicação social.

AUTORA
Maria Ataíde Malcher é doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola da Comunicação e Artes – ECA/USP, tendo o seu mestrado, teor de seu livro, premiado na Intercom 2002, (Salvador – Bahia), como o melhor mestrado na área de comunicação do Brasil.
Autora de diversas publicações, há doze anos atua na elaboração, execução, desenvolvimento, coordenação e consultoria em projetos e pesquisas: de gerenciamento, disseminação e intercâmbios nas áreas da Informação e Comunicação e a sete anos na capitação e controle de recursos financeiros junto a instituições financiadoras. (CNPq, FAPESP, PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO), além de assessorar a pesquisa e apresentação de projetos de Mestrado, Doutorado, Livre-Docência e Memorial eletrônico e textual.
Ataíde atua ainda como consultora na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e coordena o arquivo técnico setorial da Petrobrás Distribuidora S/A e do acervo do CIPA da Refinaria Duque de Caxias.