IMPRENSA,
PODER E CRÍTICA

Joaquim Maria Botelho

14x21cm
132 páginas

R$ 35,00

ISBN 85-98175-14-5

 

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O que se quer demonstrar neste livro é que em textos de crítica literária podem ser identificadas interferências de poder sobre uma, duas, ou sobre as três instâncias da divulgação da literatura em jornais: o autor do texto, o leitor e o editor, entendido este último como o jornalista em posição de decidir sobre a publicação.

Sob o pretexto de estar obrigada a tratar de um fato noticioso a partir de um evento que justifique a sua abordagem dentro do momento presente, a imprensa cai na armadilha que ela própria criou: não consegue divulgar literatura sem uma conveniente ligação com uma efeméride, seja aniversário, seja qualquer celebração semelhante. No mais das vezes, escrava de suas próprias premissas, é forçada a reduzir a divulgação da literatura apenas aos autores renomados. De certo modo, deixa-se vencer - no momento da seleção do material a ser publicado - por aqueles autores que obtiveram poder, pela fama, pelo dinheiro, pela influência social

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