O BRASIL DESCONHECIDO
as pinturas rupestres de São Raimundo Nonato - Piauí

 

Michel Justamand

14x21cm
164 páginas

R$ 42,00

ISBN 978-85-63354-39-6


Compre seu livro sem sair de casa - clique aqui



Apresentação
Por que as pinturas rupestres nos fascinam? Quem não se deixa encantar por imagens, algumas delas com milhares de anos, pintadas em cavernas antiquíssimas? De onde viria essa admiração? São perguntas que se voltam para os mais profundos sentimentos humanos. Nossa simpatia por representações de humanos e animais, danças, festas e rituais, barcos e muito mais, relacionam-se com nossa identificação com aqueles nossos antepassados, que viveram tantos milhares de anos atrás, mas que mostravam comportamentos e preocupações que ainda nos tocam. Os antigos
habitantes do que viria a ser o Brasil produziram uma linguagem, uma forma de expressão visual que consegue transmitir os mais recônditos sentimentos.
Este volume representa um tributo a essa trajetória de valorização indígena, em prol dos direitos humanos. Michel Justamand, professor da Universidade Federal do Amazonas e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas, tem-se dedicado ao estudo arqueológico das pinturas rupestres, defensor incansável dos direitos humanos.